Um pesquisador social investigou como professores da Educação Básica compreendem a relação entre prática educativa e sociedade.
O estudo buscou revelar os repertórios de concepções desses docentes, em atuação nas escolas públicas municipais da Paraíba, sobre o
tema “Educação como fenômeno social”. Para isso, foram realizadas entrevistas nas quais os professores expressaram suas primeiras
ideias sobre o tema.
A partir deste contexto, à luz da discussão de Libâneo (2017) sobre o tema da pesquisa, assinale a alternativa que evidencia
CORRETAMENTE, de forma explícita, uma concepção docente que reflete um entendimento adequado da Educação como fenômeno
social.
Fonte: Libâneo, J. C. Didática (Livro Eletrônico). São Paulo: Cortez, 2017.
✂️ a) O governo sempre faz o que é preciso, as pessoas é que não colaboram para que as escolas públicas funcionem da forma adequada. ✂️ b) As desigualdades sociais fazem com que estudantes tenham pontos de partida diferentes: pessoas brancas, negras ou pardas
enfrentam desafios distintos para acessar a escola e aprender de forma plena. ✂️ c) Os professores não têm que se preocupar com política, o que devem fazer é cumprir sua obrigação na escola, dar suas aulas e aplicar
metodologias que favoreçam a aprendizagem dos estudantes. ✂️ d) A educação é a mola do sucesso para subir na vida, para sair da pobreza. Se as crianças repetem de ano é porque não se esforçam;
tudo na vida depende mesmo é de esforço pessoal. ✂️ e) Nossa sociedade é democrática porque dá oportunidades iguais a todos. Se a pessoa não conseguiu estudar é porque tem limitações
pessoais.