Segundo dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação, a proporção de matrículas de estudantes com
Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Básica aumentou 44,4%, reforçando a prioridade da inclusão escolar (MEC,
2025).
Fonte: MEC. Crescem matrículas de alunos com transtorno do espectro autista. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/
2025/abril/crescem-matriculas-de-alunos-com-transtorno-do-espectro-autista. Acesso em: 28 ago. 2025.
Considerado a importância do Plano Educacional Individualizado (PEI) e do Plano de Atendimento Educacional Especializado
(PAEE) nesse processo inclusivo, analise as assertivas a seguir. I- O PEI e o PAEE devem ser construídos a partir de avaliação pedagógica ampla, que considere os aspectos cognitivos,
comunicativos, socioemocionais e as potencialidades do estudante com TEA, sem condicionar a elaboração desses instrumentos
exclusivamente a diagnósticos clínicos.
II- O princípio da liberdade pedagógica assegura que professores de AEE possam, dentro dos limites da legislação, adaptar métodos,
estratégias e recursos, buscando respeitar o estilo de aprendizagem e as necessidades de cada estudante no PEI e no PAEE.
III- A participação da família e do próprio estudante (quando possível) na construção do PEI e do PAEE tem previsão normativa e
contribui para fortalecer o processo inclusivo e a efetividade das adaptações pedagógicas.
É CORRETO o que se afirma em:
✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e II apenas. ✂️ c) III apenas. ✂️ d) I e III apenas. ✂️ e) II e III apenas.