Em uma escola bilíngue para surdos, a equipe gestora elabora um projeto pedagógico que prevê a contratação de intérprete de Língua
Brasileira de Sinais (LIBRAS), o desenvolvimento de materiais em LIBRAS, assim como ações que valorizem a cultura e a criação de
espaços para interação entre crianças, famílias e pessoas surdas da localidade. O objetivo é garantir condições para que estudantes
surdos tenham acesso ao ensino de LIBRAS desde os primeiros anos de escolarização.
A partir deste contexto e de acordo com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promulgada pelo
Decreto nº 6.949/2009, é CORRETO afirmar que a ação da escola atende às medidas educacionais de:
✂️ a) facilitação do aprendizado da língua de sinais e promoção da identidade linguística da comunidade surda. ✂️ b) garantia do bilinguismo facultativo, a critério da gestão escolar, mediante avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes
surdos. ✂️ c) promoção da inclusão linguística a partir da predominância da língua portuguesa escrita, assegurando o caráter suplementar do
ensino de LIBRAS. ✂️ d) estímulo à substituição gradual da língua de sinais por metodologias multimodais, priorizando a oralização como estratégia de
integração social. ✂️ e) organização curricular com enfoque universalista, evitando adaptações específicas que possam reforçar distinções culturais ou
linguísticas.