Texto associado. Com base nos princípios da Pedagogia de Projetos e em articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 12, que trata da produção e do consumo responsáveis, os professores de uma escola pública de Ensino Fundamental desenvolveram um projeto interdisciplinar com o intuito de promover ações educativas sobre o reaproveitamento de resíduos orgânicos na escola. A iniciativa incluiu o desenvolvimento de atividades de separação e de aproveitamento de resíduos da alimentação escolar, bem como a montagem de composteiras artesanais para a produção e o uso de adubo em jardins e hortas da escola.
Com base no projeto desenvolvido, a alternativa que, sob uma perspectiva crítica, apresenta a relação coerente entre o
procedimento metodológico e a avaliação da aprendizagem sobre o consumo responsável de alimentos é um(a)
✂️ a) roda de conversa que aborde ações relacionadas ao valor nutricional dos alimentos, seguida pela aplicação de uma prova
objetiva sobre os conceitos necessários para a realização dessas ações. ✂️ b) exposição de banners informativos que apresentem os tipos de alimentos utilizados nas composteiras, seguida por um mapa
mental sobre o reaproveitamento da alimentação escolar. ✂️ c) debate que aborde a insegurança alimentar com base nas reflexões provocadas ao longo do projeto, seguido pela produção
de um artigo de opinião a ser publicado no jornal da escola. ✂️ d) questionário acerca dos tipos de alimentos consumidos pela comunidade escolar, seguido pela montagem de uma composteira
conforme orientações de um manual técnico.