Com a intenção de valorizar a presença de estudantes indígenas em uma turma do Ensino Médio, uma professora de Filosofia
apresentou o pensamento do escritor indígena Daniel Munduruku: “um caçador aprende com um caçador mais experiente;
um jovem aprende sua arte na medida em que é capaz de reproduzir a arte dos mais velhos”. Essa ideia aborda diferentes
formas de transmissão de conhecimento por meio da oralidade e da experiência cotidiana.
Pensando nisso, a professora organizou uma proposta pedagógica envolvendo a história de vida dos estudantes e suas
experiências com foco no uso da mandioca (aipim ou macaxeira), da qual se faz, por exemplo, a tapioca – um alimento ancestral
bastante consumido atualmente. Para isso, buscou-se a memória social das famílias por meio de entrevistas informais sobre
os conhecimentos de plantio, de colheita e de preparo da mandioca até o seu consumo na comunidade, a fim de integrar
conhecimentos ancestrais ao currículo escolar.
Assinale a alternativa que apresenta uma proposta pedagógica que fomente a cooperação entre escola, família e comunidade
em relação às populações indígenas.
✂️ a) Elaborar um estudo de caso que exemplifique o uso atual da tapioca na comunidade urbana como forma de validar as
práticas agrícolas contemporâneas. ✂️ b) Apresentar vídeos gravados com a participação da comunidade escolar, registrando técnicas ancestrais e contemporâneas
de se fazer tapioca. ✂️ c) Construir um mural escolar com depoimentos de nutricionistas que sugerem o consumo da tapioca nas dietas. ✂️ d) Transcrever as falas dos entrevistados sobre as práticas ancestrais agrícolas para análise nas aulas.