A avaliação da aprendizagem pode incidir sobre diferentes
objetos: fatos e conceitos, procedimentos e resultados,
tanto internos quanto externos. Considerando essa
taxonomia e sua aplicação na prática pedagógica, analise
as proposições a seguir:
I. A avaliação de fatos e conceitos exige
instrumentos objetivos, sendo inadequada para
avaliações formativas, pois não permite inferência
sobre processos cognitivos mais complexos.
II. A avaliação de procedimentos requer observação
indireta e registros quantitativos, sendo
completamente insuficiente quando se utilizar
testes padronizados ou de múltipla escolha.
III. Resultados internos, como autorregulação,
atitudes e valores, não são diretamente
observáveis, mas podem ser inferidos por meio de
triangulação de dados qualitativos e
quantitativos, em abordagens avaliativas mais
integradas.
IV. A valorização exclusiva dos resultados externos,
como desempenho em testes e produtos finais,
tende a negligenciar o processo de aprendizagem,
promovendo uma cultura de performance em
detrimento da reflexão pedagógica.
V. A avaliação integrada dos diferentes objetos
(conceituais, procedimentais, atitudinais) exige
coerência entre intencionalidade pedagógica,
estratégias de ensino e critérios de avaliação, sob
risco de se incorrer em práticas fragmentadas ou
descontextualizadas.
Estão corretas, apenas, as afirmativas:
✂️ a) II, III e V. ✂️ b) III, IV e V. ✂️ c) I, II e III. ✂️ d) II, IV e V. ✂️ e) I, IV e V.