No Brasil, a constituição da Educação Especial esteve
inicialmente atrelada ao paradigma assistencialista e
segregador, muito influenciado pelas concepções médicopedagógicas europeias do século XIX. Sobre a História da
Educação Especial no Brasil, julgue as sentenças abaixo
como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
( ) O Imperial Instituto dos Meninos Cegos (1854), atual
Instituto Benjamin Constant, e o Instituto Nacional de
Educação de Surdos (1857) foram fundados sob forte
influência do positivismo e das práticas higienistas. Essas
instituições, ao mesmo tempo que representaram um
marco no reconhecimento social do direito à instrução de
pessoas com deficiência, reforçaram a concepção de que
sua educação deveria ocorrer em espaços apartados do
sistema comum.
( ) Durante a Primeira República e ao longo da primeira
metade do século XX, as iniciativas educacionais voltadas a
pessoas com deficiência permaneceram institucionalizadas
em espaços especializados, vinculados muitas vezes a
ações de caráter filantrópico ou às Santas Casas de
Misericórdia.
( ) Na década de 1980 surgiu uma corrente pedagógica
no Brasil que entendia a deficiência como uma
“anormalidade”, conforme a linguagem biomédica da
época, e a educação especial funcionava como um
“apêndice” do sistema educacional, não como parte
constitutiva dele. Esse enquadramento estava em sintonia
com o processo de “modernização da educação brasileira”,
que buscava universalizar a instrução primária sem,
contudo, contemplar efetivamente a diversidade.
A sequência correta é:
✂️ a) V – V – F ✂️ b) F – V – V ✂️ c) V – V – V ✂️ d) V – F – V ✂️ e) V – F – F