“A inclusão não se restringe ao ato de matricular o estudante, mas implica rever
concepções pedagógicas, curriculares e administrativas” (Mantoan, 2003). Considerando a perspectiva
da autora e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva (MEC, 2008), é correto afirmar que a efetivação da inclusão:
✂️ a) Depende da reestruturação das escolas, envolvendo mudanças nos projetos pedagógicos, no
currículo e na formação docente, de modo a superar a lógica integracionista e a garantir
participação efetiva dos alunos público-alvo da Educação Especial. ✂️ b) Pressupõe, como etapa necessária, a manutenção de classes e escolas especiais, nas quais o
estudante possa se preparar para depois ser transferido ao ensino comum, sem que haja
necessidade de alterações significativas no currículo regular. ✂️ c) Restringe-se às condições materiais e arquitetônicas da escola, bastando eliminar barreiras físicasde acesso, já que os demais elementos da prática pedagógica não são determinantes para a
inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial. ✂️ d) Pode ser efetivada mediante a elaboração de planos pedagógicos individuais isolados, prescindindo
de transformações mais amplas na cultura escolar e de articulação com políticas públicas
intersetoriais. ✂️ e) Constitui-se essencialmente em um desafio pedagógico, não exigindo a mobilização de recursos de
outras áreas sociais, de políticas de equidade, uma vez que a educação inclusiva ocorre
exclusivamente no meio escolar.