Considerando as características clínicas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e
suas implicações pedagógicas em contexto escolar inclusivo, assinale a alternativa que descreve
corretamente a condição e as práticas educativas coerentes com a perspectiva inclusiva.
✂️ a) O TEA caracteriza-se por déficits na comunicação social. Programas intensivos baseados em análise
do comportamento (EIBI/ABA) têm evidência de eficácia em idades precoces, sendo necessários
como estratégia inicial, antes da inclusão na sala comum. ✂️ b) O TEA resulta principalmente de fatores psicossociais e de estilos parentais. Portanto, intervenções
familiares devem preceder intervenções escolares, e a escola tem papel secundário na reabilitação,
o que evidencia a importância do papel da família. ✂️ c) As características do TEA são suficientemente previsíveis para que protocolos pedagógicospadronizados (mesmo com pouca adaptação) atendam grande parte dos casos, dispensando planosplanos educacionais amplamente individualizados. ✂️ d) O TEA reúne déficits persistentes na comunicação social e interação. Sua apresentação é
heterogênea, por isso a resposta escolar deve ser individualizada, articulando adaptações
curriculares e condições para participação plena na classe regular. ✂️ e) Considerando a variabilidade do espectro e possíveis demandas de suporte, a decisão sobre
escolarização deve priorizar a oferta em unidades especializadas sempre que houver qualquer
diagnóstico de TEA, independentemente da avaliação funcional.