Considerando o contexto escolar inclusivo, acerca da deficiência visual (baixa visão ecegueira) e a articulação entre definição diagnóstica, avaliação funcional e adaptações pedagógicas
coerentes com as práticas inclusivas, assinale a alternativa correta.
✂️ a) A classificação clínica da deficiência visual baseia-se principalmente em medidas de acuidade ecampo visual. Por isso, a estratégia inicial de acesso escolar costuma priorizar a ampliação de
materiais impressos e ajustes de apresentação visual antes de outras ações, não havendo
necessidade de incluir as tecnologias assistivas. ✂️ b) Quando há visão residual funcional para determinadas tarefas (leitura ampliada), intervenções
pontuais, como melhora de contraste, ampliação e iluminação, costumam ser suficientes na maioria
dos casos, não sendo necessário planejamento sistemático em Braille, mobilidade ou tecnologias
assistivas. ✂️ c) Para garantir plena alfabetização de estudantes com perda visual, a prioridade deve ser sempre a
instrução formal em Braille desde o início, salvo comprovada contraindicação, independentemente
da presença de visão residual ou preferências pelo uso combinado de recursos ou outras tecnologias
assistivas. ✂️ d) Para diagnósticos de baixa visão, estratégias médicas e oftalmológicas, como correção e
reabilitação visual, são o ponto de partida obrigatório, somente após a estabilização clínica a escola
poderá implementar adaptações educacionais significativas, utilizando recursos apropriados ou a
tecnologia assistiva que melhor atende o educando. ✂️ e) A deficiência visual engloba condições de baixa visão e cegueira. A avaliação deve incluir avaliaçãofuncional da visão, e o atendimento exige um conjunto articulado de adaptações: materiaisacessíveis, tecnologias assistivas, organização do espaço, instrução em orientação e mobilidade,
formação docente e planejamento curricular flexível.