Texto associado. TEXTO 1
Iracema Tabajara
Sou Auritha Tabajara,
Nascida longe da praia,
Fascinada pelas rimas
E melodia da jandaia.
No Ceará foi a festa,
Meu leito foi a floresta
Nas folhas de samambaia.
A minha essência ancestral
Me encontra cordelizando,
Faz me existir resistindo,
Ao mundo eu vou contando;
Que minha forma de amar
Ninguém vai colonizar,
Da arte sempre vou me armando.
[...]
Eu não sou como Iracema
A de José de Alencar,
Sou do povo TABAJARA
Onde canta o sabiá
Minha aldeia tem imburana
Minha terra é soberana
Pelo toque do maracá.
TABAJARA, A. Disponível em: www.sescsp.org.br.
Acesso em: 12 maio 2025 (fragmento).
TEXTO 2
Pankararu
Sabem, meus filhos...
Nós somos marginais das famílias
Somos marginais das cidades
Marginais das palhoças...
E da história?
Não somos daqui
Nem de acolá
Estamos sempre ENTRE
Entre este ou aquele
Entre isto ou aquilo!
Até onde aguentaremos, meus filhos?...
POTIGUARA, E. Disponível em: www.tyrannusmelancholicus.com.br.
Acesso em: 12 maio 2025.
O professor de uma turma da 1ª série do Ensino Médio planeja uma sequência didática com base na leitura dos poemas indígenas
intitulados Iracema Tabajara , de Auritha Tabajara, e Pankararu , de Eliane Potiguara, explorando seus elementos simbólicos
relacionados à ancestralidade e à resistência de povos originários. Como atividade de culminância a ser realizada em grupo,
propõe curadoria orientada de materiais indígenas autênticos em diferentes linguagens, como registros de grafismos corporais,
de cantos tradicionais, de artefatos culturais, que dialoguem com os sentidos produzidos pelos textos lidos. Esses materiais
devem compor um painel digital que articule texto, imagem e som. Considerando a perspectiva de uma pedagogia intercultural crítica e os domínios cognitivos esperados para estudantes no
Ensino Médio, assinale a alternativa que justifica o caráter formativo dessa proposta.
✂️ a) O painel digital demanda acesso a tecnologias e exige habilidades metacognitivas complexas, excedendo os domínios cognitivos
esperados quanto à reflexão sobre a identidade indígena. ✂️ b) A proposta articula diferentes domínios cognitivos associados a inferências intersemióticas, ampliando o repertório simbólico
de estudantes na construção de sentidos interculturais. ✂️ c) A atividade orienta-se a partir de práticas multimodais ao contemplar várias linguagens, o que possibilita o desenvolvimento
do protagonismo estudantil, sendo a análise dos textos literários componente adicional. ✂️ d) O diálogo entre diferentes linguagens permite a criação de acervo folclórico para a contemplação de expressões artísticas
tradicionais típicas, estimulando habilidades de reprodução de informações no contexto da interculturalidade.