Questões Direito Econômico Direito Econômico

Julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.I. As hipóteses ...

Responda: Julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.I. As hipóteses legalmente previstas como distribuição disfarçada de lucros constituem presunção relativa, isto é, a pessoa ju...


1Q166225 | Direito Econômico, Direito Econômico, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I. As hipóteses legalmente previstas como distribuição disfarçada de lucros constituem presunção relativa, isto é, a pessoa jurídica pode obter a revisão da presunção se lograr comprovar que o negócio supostamente fraudulento, simulado ou inexistente foi realizado no seu interesse e em condições estritamente comutativas.

II. Se uma empresa domiciliada no Brasil obtém empréstimo de sua matriz domiciliada no exterior, poderá deduzir os juros a ela pagos, para fns de determinação do lucro real, desde que estejam de acordo com o contrato registrado no Banco Central do Brasil, não se admitindo prova de que os juros pagos são inferiores aos contratados.

III. A dedução dos custos e encargos relativos a bens importados de pessoa jurídica domiciliada no exterior para fns de determinação do lucro real está limitada a montante que não exceda o preço determinado pela aplicação de um dos métodos previstos em lei para determinação dos preços de transferência, sob pena de o excedente ser adicionado ao lucro líquido, para determinação do lucro real da pessoa jurídica domiciliada no Brasil.


IV. Se o preço médio dos bens exportados por empresa domiciliada no Brasil a pessoa controlada domiciliada no exterior for superior ao preço médio praticado na venda dos mesmos bens no mercado interno, considerando havida identidade de períodos e similaridade de condições de pagamento, a receita assim auferida fca sujeita a arbitramento, presumindo- se que os preços foram manipulados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Vamos analisar cada item para entender o porquê da resposta correta.

Item I: Afirma que as hipóteses de distribuição disfarçada de lucros são presunções relativas, ou seja, podem ser contestadas pela pessoa jurídica mediante prova de que o negócio foi realizado em seu interesse e em condições justas. Isso está correto, pois a legislação tributária admite a possibilidade de prova em contrário para afastar a presunção de fraude.

Item II: Diz que uma empresa brasileira que obtém empréstimo da matriz no exterior pode deduzir os juros pagos para fins de lucro real, desde que o contrato esteja registrado no Banco Central, e que não se admite prova de que os juros pagos são inferiores aos contratados. Essa afirmação está incorreta. A legislação permite que a empresa comprove que os juros efetivamente pagos são inferiores aos contratados, para fins de dedução, não sendo vedada essa prova.

Item III: Trata da limitação da dedução dos custos e encargos relativos a bens importados de pessoa jurídica no exterior, vinculando o valor ao preço determinado pelos métodos de preços de transferência. O excesso deve ser adicionado ao lucro líquido para fins de lucro real. Essa afirmação está incorreta, pois a legislação prevê que a limitação se aplica apenas a operações entre partes vinculadas, e não a todas as importações. Portanto, o item está errado.

Item IV: Afirma que se o preço médio dos bens exportados para pessoa controlada no exterior for superior ao preço médio praticado no mercado interno, a receita será sujeita a arbitramento, presumindo manipulação de preços. Isso está incorreto, pois a legislação de preços de transferência prevê regras específicas para exportações e não admite arbitramento automático com base apenas nessa comparação.

Assim, os itens II, III e IV estão errados, enquanto o item I está correto, confirmando que a alternativa correta é a letra c.

Checagem dupla confirma que a legislação tributária brasileira, especialmente as normas sobre preços de transferência (Lei 9.430/1996, artigos 18 a 24), e a interpretação sobre presunções relativas e deduções de juros, corroboram essa análise.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.