Questões Pedagogia Estrutura Educacional Brasileira

Para que a educação escolar seja concretizada como um direito, o poder público tem r...

Responda: Para que a educação escolar seja concretizada como um direito, o poder público tem responsabilidades constitucionais compartilhadas em financiar as políticas e ações necessárias para garantir, d...


1Q320024 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Para que a educação escolar seja concretizada como um direito, o poder público tem responsabilidades constitucionais compartilhadas em financiar as políticas e ações necessárias para garantir, de fato, o direito à educação básica obrigatória. Considere as afirmativas:

I. Construção de museus e galerias de arte.

II. Transporte terrestre e fluvial para estudantes em locais de difícil acesso.

III. Moradias populares e saneamento básico.

IV. Transporte terrestre, fluvial e aéreo para professores em locais de difícil acesso.

V. Oferta de educação escolar bilíngue aos indígenas e surdos.

Dentre as descritas acima, são despesas diretas necessárias ao cumprimento desse direito APENAS o que consta em

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Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

A questão trata das responsabilidades do poder público para garantir o direito à educação básica, conforme previsto na Constituição Federal, especialmente no artigo 208, que assegura a oferta de educação básica obrigatória e gratuita.

Analisando cada afirmativa:

I. Construção de museus e galerias de arte não é uma despesa direta necessária para garantir o direito à educação básica obrigatória. Embora museus possam contribuir para a educação, sua construção não é uma obrigação direta para assegurar o direito fundamental à educação.

II. Transporte terrestre e fluvial para estudantes em locais de difícil acesso é uma despesa direta necessária, pois o acesso à escola é fundamental para a concretização do direito à educação, conforme o artigo 208, inciso VI, da Constituição.

III. Moradias populares e saneamento básico são importantes para a qualidade de vida, mas não são despesas diretas relacionadas ao cumprimento do direito à educação básica.

IV. Transporte terrestre, fluvial e aéreo para professores em locais de difícil acesso também é uma despesa direta necessária, pois garante a presença dos profissionais da educação, essencial para a oferta do ensino.

V. Oferta de educação escolar bilíngue aos indígenas e surdos é uma obrigação constitucional expressa no artigo 208, inciso VII, que assegura atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades especiais, incluindo indígenas e surdos.

Portanto, as despesas diretas necessárias ao cumprimento do direito à educação básica obrigatória são aquelas indicadas em II, IV e V, que correspondem à alternativa c.

Checagem dupla confirma que as alternativas I e III não são despesas diretas para garantir o direito à educação básica, reforçando a escolha da alternativa c como correta.
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