Questões Direito Civil Direito das Sucessões

A respeito do direito das sucessões, julgue os itens subsequentes. I O herdeiro...

Responda: A respeito do direito das sucessões, julgue os itens subsequentes. I O herdeiro necessário não perderá o direito à legítima se também lhe forem deixados bens em testamento que constituam a ...


1Q369792 | Direito Civil, Direito das Sucessões, CESPE CEBRASPE

A respeito do direito das sucessões, julgue os itens subsequentes.

I O herdeiro necessário não perderá o direito à legítima se também lhe forem deixados bens em testamento que constituam a parte disponível do testador.

II No casamento putativo, o cônjuge de boa-fé sucederá o falecido se a sentença anulatória do casamento for posterior à morte do cônjuge de cuja sucessão se trata.

III O Código Civil, em se tratando de sucessão legítima, assegura ao cônjuge sobrevivente, caso o casamento tenha sido efetuado no regime da comunhão universal de bens, o direito de concorrência com os descendentes do autor da herança.

IV O testamento pode ser feito diretamente pelo representante legal do testador.

A quantidade de itens certos é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Vamos analisar cada item:

I - Certo. O herdeiro necessário tem direito à legítima, que é uma parte da herança reservada a ele. Se o testador deixar bens em testamento que correspondam à parte disponível (ou seja, a parte da herança que pode ser livremente disposta), isso não prejudica o direito do herdeiro necessário à legítima.

II - Certo. No casamento putativo, que é aquele celebrado de boa-fé, mesmo que posteriormente anulado, o cônjuge de boa-fé tem direito à sucessão se a sentença que anulou o casamento for posterior ao falecimento do outro cônjuge.

III - Errado. No regime de comunhão universal de bens, o cônjuge sobrevivente não concorre com os descendentes, pois todos os bens são comuns, e o cônjuge já é proprietário da totalidade dos bens. Portanto, ele não concorre na sucessão legítima com os descendentes.

IV - Errado. O testamento é um ato personalíssimo, ou seja, deve ser feito pelo próprio testador. O representante legal não pode fazer testamento em nome do testador.

Assim, apenas os itens I e II estão corretos, totalizando 2 itens certos. Portanto, a resposta correta é a letra b).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.