Os espaços sócios ocupacionais institucionais, nos quais se inserem o assistente social, devem apresentar, para além de infraestrutura adequada e recursos humanos qualificados, condições técnicas e éticas de trabalho para que esse profissional possa cumprir com responsabilidade e compromisso as suas atribuições e competências, com vista à efetivação das políticas sociais a que estão vinculados. Para o exercício profissional com qualidade para o fortalecimento do projeto ético-político do serviço social, o assistente social deve ter
✂️ a) disponibilidade para produzir e sistematizar estudos descritivos, liberdade na intervenção dos problemas sociais, capacidade para selecionar as demandas dos usuários e imediatismo no atendimento das demandas dos usuários.
✂️ b) domínio teórico-metodológico, direito para elaborar um projeto de trabalho e atividades comprometidas com práticas individualizantes, normas de regulação instituídas e posicionamento de negociações junto aos gestores.
✂️ c) garantido seu direito ao livre exercício das atividades, à inviolabilidade do local e documentação, liberdade na realização de estudos e pesquisa e autonomia profissional para decidir a direção e as estratégias de ação junto aos usuários.
✂️ d) garantido a neutralidade nos processos de trabalho, inviolabilidade do local e da documentação, autonomia profissional para a realização de práticas individualizantes em atendimento aos interesses institucionais.