Na atualidade, o Brasil acompanha a ampliação do acesso à educação escolarizada. Nesse contexto, de acordo com CFESS (2014), também ganha visibilidade a requisição de assistentes sociais para atuação na Política Educacional, o que implica a esses/essas profissionais:
✂️ a) A redução da dimensão de sua atuação profissional aos procedimentos técnicos e operacionais manuseados no cotidiano institucional, de modo a oportunizar e a ampliar o acesso à educação escolarizada. ✂️ b) O desafio de uma atuação voltada à perspectiva de totalidade, apreendendo na dinâmica educacional as contradições dos processos societários de luta e as particularidades da Política de Educação. ✂️ c) Voltar-se aos programas e projetos de garantia da educação escolarizada, nos moldes contemporâneos de inserção nas escolas e universidades, o qual contempla a parceria públicoprivado. ✂️ d) Observar a relação de escolarização dos alunos junto às normativas de disciplinamento e patriotismo, voltando as ações a uma atuação imediatista, para que se promova a educação profissionalizante no Brasil. ✂️ e) Afirmar a ação com base em estudos socioeconômicos, matriz da atuação profissional, vinculando-os á Política de Educação, de modo a promover, prioritariamente, a permanência do aluno no ensino escolarizado, público ou privado.