Questões Legislação Federal Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD), a educação abrange os process...
Responda: Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD), a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ens...
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Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A educação como dimensão da vida social possui caráter ontológico.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seu artigo 1º, define a educação como um processo formativo que ocorre em diversos espaços sociais, não se restringindo apenas à escola. Isso mostra que a educação é uma dimensão fundamental da existência humana, ou seja, possui caráter ontológico, relacionado à essência do ser e à convivência social.
A alternativa a) está incorreta porque a educação escolar não renega o mundo do trabalho; pelo contrário, ela se vincula a ele, preparando o indivíduo para a vida social e profissional.
A alternativa c) está errada porque a educação emancipadora não está condicionada exclusivamente à educação escolarizada; ela pode ocorrer em diversos contextos sociais e culturais.
A alternativa d) é incorreta, pois a atuação dos assistentes sociais na política educacional não se limita aos estabelecimentos educacionais tradicionais, mas abrange diferentes espaços e contextos educacionais.
Por fim, a alternativa e) está errada porque o acesso às políticas sociais por meio da escola, especialmente no ensino fundamental, não ocorre de forma tranquila, enfrentando diversos desafios e desigualdades.
Segunda resolução confirma que a alternativa b) é a correta, pois reconhece a educação como um fenômeno essencial à vida social e humana, conforme previsto na LDB e na teoria educacional.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seu artigo 1º, define a educação como um processo formativo que ocorre em diversos espaços sociais, não se restringindo apenas à escola. Isso mostra que a educação é uma dimensão fundamental da existência humana, ou seja, possui caráter ontológico, relacionado à essência do ser e à convivência social.
A alternativa a) está incorreta porque a educação escolar não renega o mundo do trabalho; pelo contrário, ela se vincula a ele, preparando o indivíduo para a vida social e profissional.
A alternativa c) está errada porque a educação emancipadora não está condicionada exclusivamente à educação escolarizada; ela pode ocorrer em diversos contextos sociais e culturais.
A alternativa d) é incorreta, pois a atuação dos assistentes sociais na política educacional não se limita aos estabelecimentos educacionais tradicionais, mas abrange diferentes espaços e contextos educacionais.
Por fim, a alternativa e) está errada porque o acesso às políticas sociais por meio da escola, especialmente no ensino fundamental, não ocorre de forma tranquila, enfrentando diversos desafios e desigualdades.
Segunda resolução confirma que a alternativa b) é a correta, pois reconhece a educação como um fenômeno essencial à vida social e humana, conforme previsto na LDB e na teoria educacional.
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