O aumento dos níveis de competitividade tem induzido as empresas a encontrarem ferramentas de gestão para a melhoria dos seus fatores competitivos, adotando novas abordagens para o incremento da qualidade e o aumento da produtividade dos seus processos.
Nesse movimento, o processo de gestão do desempenho tem um papel estratégico para a excelência organizacional.
Em relação à gestão de desempenho, observa-se que
✂️ a) é um processo que visa a identificar, ao final de um período, os resultados obtidos pela empresa, área ou unidade de trabalho e dos indivíduos.
✂️ b) a utilização de sistemas informatizados para o seu acompanhamento deve ser evitada, já que é um processo que envolve pessoas.
✂️ c) é um processo em evolução nas organizações, passando de simples avaliações para um processo de gestão da aprendizagem, do autodesenvolvimento, da gestão da carreira, além dos resultados quantitativos do negócio. ✂️ d) é um processo que deve ser implantado primeiro no nível estratégico da organização e, posteriormente, para os demais níveis hierárquicos, já que os primeiros são os responsáveis pela definição dos princípios que nortearão o sistema de premiação atrelado a esse processo.
✂️ e) é uma importante ferramenta de competitividade e de identidade organizacional, porém não permite que colaboradores, gestores e a área de Recursos Humanos construam ciclos virtuosos de comprometimento, porque existem interesses conflitantes da empresa, da área e do indivíduo.