Questões Legislação Federal Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB
A organização em ciclos é apontada, na LDB, como uma alternativa para a organização ...
Responda: A organização em ciclos é apontada, na LDB, como uma alternativa para a organização escolar e referendada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Considerando que a organização em ciclos é uma ...
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Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A organização em ciclos, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996), busca superar a rigidez do regime seriado, promovendo maior integração do conhecimento e flexibilidade no processo de ensino-aprendizagem.
A primeira afirmativa é verdadeira porque, na organização em ciclos, o tempo deixa de ser um fator rígido e passa a ser um dos elementos que orientam o planejamento, permitindo maior flexibilidade para o desenvolvimento dos conteúdos e habilidades.
A segunda afirmativa também é verdadeira, pois o conteúdo escolar deixa de ser um fim em si mesmo e passa a ser um meio para o desenvolvimento integral do aluno, que é o sujeito principal do processo educacional.
A terceira afirmativa é verdadeira, pois objetivos e conteúdos devem estar coerentes e alinhados, sempre tendo o aluno como foco, mediado pela ação pedagógica do professor.
A quarta afirmativa é verdadeira, pois o aluno, sob a perspectiva das diversas áreas do conhecimento, torna-se um dos principais determinantes da organização escolar, o que reforça a centralidade do estudante no processo educativo.
A quinta afirmativa é falsa, pois a avaliação da aprendizagem não deve ser eliminada; ao contrário, deve ser repensada para ser formativa e inclusiva, evitando a seletividade e a punição.
A sexta afirmativa é falsa, pois a organização do conteúdo curricular deve buscar a integração e contextualização do conhecimento, e não a fragmentação descontextualizada.
A checagem dupla confirma que a alternativa d) é a correta, pois é a única que apresenta a sequência correta de verdadeiras e falsas conforme a concepção da organização em ciclos e os princípios da LDB e dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
A organização em ciclos, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996), busca superar a rigidez do regime seriado, promovendo maior integração do conhecimento e flexibilidade no processo de ensino-aprendizagem.
A primeira afirmativa é verdadeira porque, na organização em ciclos, o tempo deixa de ser um fator rígido e passa a ser um dos elementos que orientam o planejamento, permitindo maior flexibilidade para o desenvolvimento dos conteúdos e habilidades.
A segunda afirmativa também é verdadeira, pois o conteúdo escolar deixa de ser um fim em si mesmo e passa a ser um meio para o desenvolvimento integral do aluno, que é o sujeito principal do processo educacional.
A terceira afirmativa é verdadeira, pois objetivos e conteúdos devem estar coerentes e alinhados, sempre tendo o aluno como foco, mediado pela ação pedagógica do professor.
A quarta afirmativa é verdadeira, pois o aluno, sob a perspectiva das diversas áreas do conhecimento, torna-se um dos principais determinantes da organização escolar, o que reforça a centralidade do estudante no processo educativo.
A quinta afirmativa é falsa, pois a avaliação da aprendizagem não deve ser eliminada; ao contrário, deve ser repensada para ser formativa e inclusiva, evitando a seletividade e a punição.
A sexta afirmativa é falsa, pois a organização do conteúdo curricular deve buscar a integração e contextualização do conhecimento, e não a fragmentação descontextualizada.
A checagem dupla confirma que a alternativa d) é a correta, pois é a única que apresenta a sequência correta de verdadeiras e falsas conforme a concepção da organização em ciclos e os princípios da LDB e dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
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