Questões Legislação Federal Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB

A organização em ciclos é apontada, na LDB, como uma alternativa para a organização ...

Responda: A organização em ciclos é apontada, na LDB, como uma alternativa para a organização escolar e referendada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Considerando que a organização em ciclos é uma ...


1Q817434 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Artes, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

A organização em ciclos é apontada, na LDB, como uma alternativa para a organização escolar e referendada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Considerando que a organização em ciclos é uma tentativa de superar a segmentação excessiva, produzida pelo regime seriado, e de buscar princípios de ordenação que possibilitem maior integração do conhecimento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O tempo passa a ser um dos determinantes do planejamento do processo de ensino-aprendizagem.

( ) O conteúdo deixa de ser um fim em si mesmo e passa a ser um instrumento, um meio facilitador do desenvolvimento do aluno, sujeito principal do processo educacional e do seu processo de aprendizagem.

( ) Objetivos e conteúdo escolar devem guardar coerência entre si; mediados pela ação pedagógica e docente, tem como alvo o aluno.

( ) Principal motivo da ação da escola, o aluno – sob o olhar das diversas áreas do conhecimento que dão sustentação teórica para o trabalho escolar – passa a ser um dos principais determinantes da organização escolar.

( ) A avaliação da aprendizagem deve ser eliminada, uma vez que tem sido seletiva e punitiva.

( ) A organização do conteúdo curricular deve enfatizar a fragmentação do conhecimento de forma descontextualizada.

A sequência está correta em

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💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A organização em ciclos, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996), busca superar a rigidez do regime seriado, promovendo maior integração do conhecimento e flexibilidade no processo de ensino-aprendizagem.

A primeira afirmativa é verdadeira porque, na organização em ciclos, o tempo deixa de ser um fator rígido e passa a ser um dos elementos que orientam o planejamento, permitindo maior flexibilidade para o desenvolvimento dos conteúdos e habilidades.

A segunda afirmativa também é verdadeira, pois o conteúdo escolar deixa de ser um fim em si mesmo e passa a ser um meio para o desenvolvimento integral do aluno, que é o sujeito principal do processo educacional.

A terceira afirmativa é verdadeira, pois objetivos e conteúdos devem estar coerentes e alinhados, sempre tendo o aluno como foco, mediado pela ação pedagógica do professor.

A quarta afirmativa é verdadeira, pois o aluno, sob a perspectiva das diversas áreas do conhecimento, torna-se um dos principais determinantes da organização escolar, o que reforça a centralidade do estudante no processo educativo.

A quinta afirmativa é falsa, pois a avaliação da aprendizagem não deve ser eliminada; ao contrário, deve ser repensada para ser formativa e inclusiva, evitando a seletividade e a punição.

A sexta afirmativa é falsa, pois a organização do conteúdo curricular deve buscar a integração e contextualização do conhecimento, e não a fragmentação descontextualizada.

A checagem dupla confirma que a alternativa d) é a correta, pois é a única que apresenta a sequência correta de verdadeiras e falsas conforme a concepção da organização em ciclos e os princípios da LDB e dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
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