Questões Educação Física Educação Física no Ambiente Escolar

A abordagem Crítico-emancipatória possui como principal autor Kunz (1994). Segue as dir...

Responda: A abordagem Crítico-emancipatória possui como principal autor Kunz (1994). Segue as diretrizes da Escola de Frankfurt e busca um ensino, através da Educação Física, de:


1Q846208 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Belmonte SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

A abordagem Crítico-emancipatória possui como principal autor Kunz (1994). Segue as diretrizes da Escola de Frankfurt e busca um ensino, através da Educação Física, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A abordagem Crítico-emancipatória, conforme Kunz (1994), está fundamentada nas ideias da Escola de Frankfurt, que enfatiza a crítica social e a emancipação dos indivíduos por meio da educação. Essa perspectiva entende a Educação Física não apenas como prática corporal, mas como um espaço para a conscientização crítica dos alunos sobre as influências sociais, culturais e econômicas, especialmente aquelas veiculadas pela mídia e pelo sistema capitalista.

O objetivo principal dessa abordagem é promover a libertação das falsas ilusões, interesses e desejos impostos pela mídia, que muitas vezes refletem interesses capitalistas e manipulam a percepção dos indivíduos sobre o corpo, saúde e comportamento. Assim, a Educação Física torna-se um instrumento para desenvolver o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes, possibilitando que eles questionem e resistam a essas imposições.

As outras alternativas não correspondem ao foco da abordagem Crítico-emancipatória. Por exemplo, a alternativa b) enfatiza o crescimento e desenvolvimento motor, que é mais alinhado a abordagens tradicionais ou biológicas. A alternativa c) foca em habilidades motoras para adaptação, e a d) fala de movimentos espontâneos para favorecer a imagem corporal, que não são os objetivos centrais da perspectiva crítico-emancipatória.

Portanto, a alternativa a) é a correta porque reflete exatamente o propósito da abordagem Crítico-emancipatória na Educação Física, conforme Kunz (1994) e a Escola de Frankfurt.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.