Questões Educação Física Educação Física no Ambiente Escolar
A abordagem Crítico-emancipatória possui como principal autor Kunz (1994). Segue as dir...
Responda: A abordagem Crítico-emancipatória possui como principal autor Kunz (1994). Segue as diretrizes da Escola de Frankfurt e busca um ensino, através da Educação Física, de:
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Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A abordagem Crítico-emancipatória, conforme Kunz (1994), está fundamentada nas ideias da Escola de Frankfurt, que enfatiza a crítica social e a emancipação dos indivíduos por meio da educação. Essa perspectiva entende a Educação Física não apenas como prática corporal, mas como um espaço para a conscientização crítica dos alunos sobre as influências sociais, culturais e econômicas, especialmente aquelas veiculadas pela mídia e pelo sistema capitalista.
O objetivo principal dessa abordagem é promover a libertação das falsas ilusões, interesses e desejos impostos pela mídia, que muitas vezes refletem interesses capitalistas e manipulam a percepção dos indivíduos sobre o corpo, saúde e comportamento. Assim, a Educação Física torna-se um instrumento para desenvolver o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes, possibilitando que eles questionem e resistam a essas imposições.
As outras alternativas não correspondem ao foco da abordagem Crítico-emancipatória. Por exemplo, a alternativa b) enfatiza o crescimento e desenvolvimento motor, que é mais alinhado a abordagens tradicionais ou biológicas. A alternativa c) foca em habilidades motoras para adaptação, e a d) fala de movimentos espontâneos para favorecer a imagem corporal, que não são os objetivos centrais da perspectiva crítico-emancipatória.
Portanto, a alternativa a) é a correta porque reflete exatamente o propósito da abordagem Crítico-emancipatória na Educação Física, conforme Kunz (1994) e a Escola de Frankfurt.
O objetivo principal dessa abordagem é promover a libertação das falsas ilusões, interesses e desejos impostos pela mídia, que muitas vezes refletem interesses capitalistas e manipulam a percepção dos indivíduos sobre o corpo, saúde e comportamento. Assim, a Educação Física torna-se um instrumento para desenvolver o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes, possibilitando que eles questionem e resistam a essas imposições.
As outras alternativas não correspondem ao foco da abordagem Crítico-emancipatória. Por exemplo, a alternativa b) enfatiza o crescimento e desenvolvimento motor, que é mais alinhado a abordagens tradicionais ou biológicas. A alternativa c) foca em habilidades motoras para adaptação, e a d) fala de movimentos espontâneos para favorecer a imagem corporal, que não são os objetivos centrais da perspectiva crítico-emancipatória.
Portanto, a alternativa a) é a correta porque reflete exatamente o propósito da abordagem Crítico-emancipatória na Educação Física, conforme Kunz (1994) e a Escola de Frankfurt.
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