Questões Estatuto da Advocacia e da OAB

O advogado Márcio, sócio de determinado escritório de advocacia, contratou novos adv...

Responda: O advogado Márcio, sócio de determinado escritório de advocacia, contratou novos advogados para a sociedade e substabeleceu, com reserva em favor dos novos contratados, os poderes que lhe haviam...


1Q860129 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

O advogado Márcio, sócio de determinado escritório de advocacia, contratou novos advogados para a sociedade e substabeleceu, com reserva em favor dos novos contratados, os poderes que lhe haviam sido outorgados por diversos clientes. O mandato possuía poderes para substabelecer. Um dos clientes do escritório, quando percebeu que havia novos advogados trabalhando na causa, os quais não eram por ele conhecidos, não apenas resolveu contratar outro escritório para atuar em sua demanda como ofereceu representação disciplinar contra Márcio, afirmando que o advogado não agira com lealdade e honestidade. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O substabelecimento é um ato pelo qual o advogado transfere a outro advogado os poderes que lhe foram conferidos pelo cliente para atuar em determinada causa. Conforme o artigo 105 do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994), o advogado pode substabelecer os poderes que lhe foram outorgados, com ou sem reserva de poderes.

Importante destacar que, quando o substabelecimento é feito com reserva de poderes, o advogado substabelecente continua responsável pela causa e mantém a relação direta com o cliente. Assim, não há obrigatoriedade legal de comunicação prévia ao cliente sobre o substabelecimento com reserva.

No caso apresentado, Márcio substabeleceu com reserva, o que é permitido e não configura falta ética. Portanto, a representação disciplinar contra ele não deve ser enquadrada como infração disciplinar, pois não houve violação dos deveres de lealdade e honestidade.

A alternativa a) está correta porque esclarece que apenas o substabelecimento sem reserva de poderes exige comunicação prévia ao cliente, o que não ocorreu no caso. As demais alternativas incorrem em erro ao afirmar que o substabelecimento com reserva deve ser comunicado ou que configura infração disciplinar.

Em uma segunda análise, confirmamos que o Estatuto da Advocacia não impõe a comunicação prévia do substabelecimento com reserva, e que o advogado permanece responsável pela causa, mantendo a relação com o cliente. Portanto, a conduta de Márcio está dentro dos parâmetros éticos e legais.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.