Uma prefeitura deseja contratar uma empresa para fornecer materiais escolares para todas as escolas municipais. O gestor
responsável identificou que existem várias empresas que podem fornecer os materiais, mas os preços e as condições de
pagamento variam bastante. Para garantir a lisura do processo, ele sabe que precisa elaborar um Termo de Referência
adequado e escolher a modalidade de licitação mais apropriada. Com base nesse cenário, qual seria a ação correta a ser
adotada pelo gestor na elaboração do Termo de Referência e na escolha da modalidade de licitação?
✂️ a) Elaborar um Termo de Referência detalhado, especificando as características dos materiais escolares, e optar pela
modalidade de convite, por ser a mais simples. ✂️ b) Definir o fornecedor com base em uma pesquisa de mercado, dispensando a licitação, pois existem muitas empresas
qualificadas para fornecer os materiais. ✂️ c) Elaborar um Termo de Referência que detalhe as especificações técnicas dos materiais, critérios de julgamento e
condições de pagamento e adotar a modalidade de pregão, considerando que são bens comuns. ✂️ d) Redigir um Termo de Referência genérico e realizar a modalidade de leilão, por ser a mais rápida e eficiente para a
aquisição dos materiais. ✂️ e) Realizar a contratação direta com base na inexigibilidade de licitação, pois há várias empresas qualificadas que podem
fornecer os materiais.