A inclusão escolar implica mudanças de paradigma, conceitos e posições que escapam às regras educacionais tradicionais.
Na educação infantil, a perspectiva inclusiva revolucionou o sistema organizacional e as propostas curriculares atuais. A meta
da inclusão escolar no ensino infantil é transformar instituições, de modo que se tornem espaços de formação e de ensino
de qualidade para todas as crianças, mesmo aquelas que apresentam necessidades próprias e diferentes das demais no
domínio das aprendizagens correspondentes à sua idade e requerem recursos pedagógicos e metodologias educacionais
específicas. Dessa forma, deve-se desenvolver mais e melhor o modelo biopsicossocial, as bases e práticas da educação
especial e a educação especial na perspectiva da educação inclusiva para uma sociedade plural e diversa. São considerados
objetivos da educação especial, EXCETO:
✂️ a) Proporcionar maior autonomia às crianças de zero a cinco anos. ✂️ b) Promover capacidades, envolvendo o desenvolvimento pleno de sua personalidade. ✂️ c) Estimular a participação ativa de alunos com deficiências, com transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. ✂️ d) Estimular a adequação da criança com deficiência, para que possa cumprir com as práticas pedagógicas próprias para sua
idade e desenvolvimento.