Leia o trecho a seguir.
As mudanças necessárias para enfrentar sobre bases novas a
alfabetização inicial não se resolvem com um novo método de
ensino, nem com novos testes de prontidão, nem com novos
materiais didáticos. É preciso mudar os pontos por onde nós
fazemos passar o eixo central das nossas discussões.
Adaptado de: FERREIRO , Emília. Reflexões sobre a alfabetização, São Paulo: Cortez
Editora, 2013, p.41.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente a interpretação
da escrita inicial de acordo com a psicogênese da escrita,
à exceção de uma . Assinale-a.
✂️ a) Compreende a escrita como um sistema de representação,
que se materializa por meio da interação de quem aprende
com sua realidade. ✂️ b) Compreende a escrita como um processo que excede os
limites escolares, e que se materializa pela influência de
concepções elaboradas por quem aprende. ✂️ c) Compreende a escrita como um objeto social, que se
materializa por meio dos sistemas interpretativos criados por
quem aprende. ✂️ d) Compreende a escrita como um processo de codificação
mecânico do ponto de vista de quem aprende, que se
materializa por meio da cópia objetiva da realidade. ✂️ e) Compreende a escrita como um objeto cultural que se
materializa por meio de esforços iniciais, os quais não devem
ser julgados em termos de certo ou errado.