Em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, há uma estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A professora anuncia que a classe fará um projeto de Ciências sobre plantas. Essa aluna fica animada, mas no decorrer da realização da tarefa, fica visivelmente irritada, porque não consegue desenhar como os colegas. Seguindo direcionamentos para a atuação de um cuidador educacional que acompanha esta criança, assinale a alternativa CORRETA:
✂️ a) O cuidador educacional está em sala junto com a criança com TEA e a direciona para que trabalhe sozinha, com materiais necessários. Mas a retira da sala e leva-a para um passeio curto quando fica mais agitada ao não realizar o desenho como os colegas. ✂️ b) O cuidador educacional está ao lado da aluna com TEA e quando percebe que está muito agitada, pega na mão da criança e leva-a para um grupo, para que ela possa ver a produção dos colegas, ainda que isso aumente sua agitação, o que pode significar estado de alegria. ✂️ c) O cuidador educacional considera importante a criança com TEA aprender a lidar com as emoções. Então, fica em sala, observando de longe, e só interfere na situação quando sua agitação chega a evoluir para alguma crise de angústia ou atos repetitivos e acompanhados de gritos. ✂️ d) O cuidador educacional procura explorar a autonomia da criança com TEA e assim não acompanha atividades dessa natureza no interior da sala de aula, especialmente como a realização de um desenho, pois a professora é a responsável pela aula. ✂️ e) O cuidador educacional permanece ao lado da aluna com TEA e, ao perceber que fica mais agitada, retira o material da criança e começa a fazer a tarefa, no intuito de tranquilizá-la.