Muitas vezes, à própria menção da palavra método, temos
um comportamento intolerante, porque pensamos que essa
palavra se refere a apenas um caminho para alfabetizar
ou a uma fórmula inflexível. E pode ser por essa razão
que tendemos a associar erroneamente a discussão de
métodos a uma visão “conservadora” dos problemas.
Assim, ao retomar essa discussão, corremos o risco de
parecer estar na contramão das questões atuais.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos e didáticas
de alfabetização : história, características e modos de fazer de
professores: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/
UFMG, 2005. p. 15.
Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir
e a relação proposta entre elas.
I. Lembrar-se de cartilhas ou pré-livros e outros
materiais que circulavam em sala de aula, traz à
tona um conjunto de informações sobre as didáticas
utilizadas. É possível que quem foi alfabetizado há
mais tempo guarde lembranças nítidas do período
de alfabetização,
PORQUE
II. Naquela época havia uma definição sobre o
momento certo do aprendizado, porque os métodos
de alfabetização eram mais explícitos, porque a
cartilha ou pré-livro eram os primeiros materiais
impressos a que tiveram acesso.
Assinale a alternativa correta.
a) As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
b) As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é
uma justificativa da I.
c) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
d) A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira.