A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação
de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar
seu trabalho pedagógico com base em seus alunos.
Nessa perspectiva, é fundamental que ela assuma suas
responsabilidades, mas que lhe deem as condições
necessárias para levá-la adiante. Para tanto, é importante
que se fortaleçam as relações entre a escola e sistema
de ensino.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org).
Projeto político-pedagógico da escola: uma construção
possível. 14. edição. Papirus, 2002. p. 12.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a
COLUNA I, relacionando os princípios norteadores do
projeto político-pedagógico com a organização do trabalho
da escola como um todo.
COLUNA I
1. Igualdade de condições de acesso e permanência
2. Gestão democrática da escola
3. Valorização do magistério
COLUNA II
( ) Princípio constitucional que deve contemplar as
dimensões pedagógica, administrativa e financeira.
( ) Tal princípio indica que deve haver mais que a
expansão quantitativa de oferta, ampliação de
atendimento e simultaneamente manutenção
da qualidade.
( ) A qualidade da educação ministrada na escola
relaciona-se diretamente com este princípio, assim
como com as condições de trabalho (recursos
didáticos, recursos físicos e materiais, dedicação
integral à escola, redução do número de alunos
na sala de aula), remuneração, elementos esses
indispensáveis à profissionalização do magistério.
Assinale a sequência correta.
a) 1 2 3
b) 3 2 1
c) 2 3 1
d) 2 1 3