Na sociedade brasileira, o multiculturalismo faz referência às
intensas mudanças demográficas e culturais, marcadas pela
diversidade em termos de raça, etnia, gênero, sexualidade
cultura, religião classe social, idade, necessidades especiais ou a
outras dinâmicas sociais.
Em educação, ele diz respeito aos arranjos teóricos, às práticas e
às políticas educacionais, marcando ainda a luta contra a
opressão e discriminação dos grupos em minoria.
Sobre a organização do trabalho pedagógico pautado na
perspectiva multicultural, assinale a afirmativa correta.
a) É possível, para o professor, conceber uma experiência
pedagógica neutra, para que o educando possa alcançar o
conhecimento poderoso e intervir na realidade.
b) A inadequação de métodos e técnicas para lidar com as
diferenças faz com que a escola tenha que priorizar um
currículo homogeneizado, igual para todos.
c) Entendendo o multiculturalismo como uma maneira de atuar,
de intervir, de transformar a dinâmica social, faz-se
necessário acreditar num projeto político-cultural que
construa estratégias pedagógicas cujas propostas
pedagógicas ofereçam espaços e tempos de aprendizagem
significativos para os educandos.
d) Os espaços coletivos de participação para a identificação
destes grupos não se configuram como estratégias positivas à
medida em que configuram processo de exclusão destes na
escola.
e) A política de universalização da escola pretende com que
todos tenham acesso ao conhecimento socialmente
distribuídos. Portanto, a perspectiva multicultural atende a
uma estratégia de caráter compensatório que não favorecerá
ao indivíduo na sociedade contemporânea.