O multiculturalismo parte do princípio de que não há culturas atrasadas ou evoluídas. Há culturas, e elas estão ligadas a como
os grupos habitam um território, como criam valores e significados que dão sentido à vida. Nesse processo de construção de
uma educação multicultural, a criação de pontes com os grupos considerados “diferentes” é fundamental, visto que a educação
multicultural se realiza a partir da interculturalidade, que investe no diálogo entre as culturas.
(Candau, 2008.)
Sobre o exposto e, ainda, considerando que as relações entre educação e cultura provocam os docentes a situar-se diante
das questões colocadas pelo multiculturalismo no âmbito planetário e de cada uma das realidades nacionais e locais, são
ações corretas da escola, EXCETO:
a) Permitir ao estudante a aquisição de informações referentes a distintos tipos de discriminações e preconceitos.
b) Propiciar ao aluno a possibilidade de novos posicionamentos e novas atitudes que venham a caracterizar propostas de ação
e intervenção.
c) Neutralizar e silenciar as diferenças buscando a homogeneização e a padronização evitando a opressão nos diferentes
espaços sociais.
d) Favorecer a compreensão do significado e da construção de conceitos que têm sido empregados para dividir e discriminar
indivíduos e grupos em diferentes momentos históricos e em diferentes sociedades.