O Brasil, com toda sua diversidade étnica, cultural e social, enfrenta desafios e oportunidades no âmbito do multiculturalismo na
educação. Em um país onde diversas tradições coexistem, a implementação de práticas pedagógicas que abracem essa multiplicidade
é essencial para uma educação verdadeiramente inclusiva. É importante destacar que o multiculturalismo brasileiro não se manifesta
de forma homogênea em todas as regiões e escolas, variando de acordo com as características locais e a composição sociocultural de
cada comunidade. Em uma perspectiva que propõe um multiculturalismo aberto e interativo, que acentua a interculturalidade por
considerá-la mais adequada para a construção de sociedades democráticas, pluralistas e inclusivas, que articulem políticas de igualdade com políticas de identidade, encontramos as seguintes características:
✂️ a) Promoção eventual e não planejada da inter-relação entre diferentes grupos culturais presentes em uma determinada sociedade. ✂️ b) Constituída pela afirmação de que nas sociedades em que vivemos os processos de hibridização cultural são intensos e mobilizadores da construção de identidades fechadas, prontas, o que pressupõe que as culturas são puras. ✂️ c) Rompimento com uma visão essencialista das culturas e das identidades culturais. Concebe as culturas em contínuo processo
de elaboração, de construção e de reconstrução, não fixando as pessoas em determinado padrão cultural engessado. ✂️ d) Desvincula questões de diferença e desigualdade presentes hoje no modo particularmente conflitivo, tanto no plano mundial
quanto em cada sociedade. Evita esta relação, complexa e que não admite diferentes relações em cada realidade, reduzindo
um polo ao outro.