O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo de ensino-aprendizagem, pois o conhecimento é construído em estreita relação com o contexto e a participação se legitima na prática. Todos os envolvidos no projeto podem contribuir com a construção do conhecimento, com a sistematização dos conceitos, relacionando-os ao meio social. Para a elaboração e organização de projetos escolares, há alguns princípios didáticos e, a partir desses princípios, na pedagogia de projetos, os alunos não entram em contato com os conteúdos disciplinares a começar de conceitos abstratos e de modo teórico, como muitas vezes aconteceram nas práticas escolares. (Leite, 2000.)
Sobre o exposto e considerando os princípios na pedagogia de projetos numa perspectiva globalizante, infere-se que:
✂️ a) O enfoque é fragmentada, centrado na transmissão de conteúdos prontos. ✂️ b) O conhecimento é tido como um instrumento para compreensão e intervenção possível na realidade. ✂️ c) O aluno é visto como sujeito dependente, que recebe passivamente o conteúdo transmitido pelo professor. ✂️ d) O professor é feito como o único informante, tendo o papel de dar as respostas certas e cobrar sua memorização.