Na Primeira República ou República Velha, ocorreram dois grandes movimentos de ideias que clamavam pela necessidade de
abertura e aperfeiçoamento de escolas, identificados “o entusiasmo pela educação” e o “otimismo pedagógico” que, categoricamente, defendiam a bandeira da educação, mas por dois vieses que se complementavam: ao primeiro, a defesa que solicitava
a criação e abertura de mais escolas, ao passo que o segundo defendia uma nova dinâmica aos métodos e conteúdos de ensino.
Nesse contexto, o fato que marcou uma das políticas importantes da época foi:
✂️ a) Criação do Ministério da Educação e Saúde (MES) : refletindo a crescente importância atribuída à educação no contexto político da
época. A intenção era promover uma educação nacionalista, alinhada aos ideais do governo, buscando a construção de uma identidade cultural coesa. ✂️ b) Reforma Francisco Campos : liderada pelo então Ministro da Educação, Francisco Campos, essa reforma buscava centralizar e
padronizar o ensino no Brasil. O projeto visava unificar o currículo escolar e fortalecer a presença do Estado na gestão educacional,
consolidando o controle do governo sobre as diretrizes pedagógicas. ✂️ c) Ato Adicional de 1834 : estabelecendo dois sistemas paralelos de ensino secundário – o sistema regular, seriado, oferecido
pelo Colégio Pedro II e, eventualmente, pelos liceus provinciais e alguns poucos estabelecimentos particulares, e o sistema
irregular, inorgânico, constituído pelos cursos preparatórios e exames parcelados de ensino superior. ✂️ d) Reforma Benjamin Constant : implementada nesse período, foi uma tentativa de modernizar a educação, introduzindo elementos
laicos e científicos nos currículos escolares. No entanto, os avanços foram limitados, e o caráter elitista persistiu. A educação, muitas
vezes, não estava alinhada com as necessidades da população e não contribuía significativamente para a formação de uma mão de
obra qualificada.