A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da
Educação Inclusiva, instituída em 2008, redefine o papel
das salas de recursos multifuncionais, o conceito de
público-alvo e as diretrizes para o atendimento educacional
especializado (AEE). Essa política é um marco importante
no processo de inclusão escolar no Brasil, com o objetivo
de garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos
estudantes com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, na
rede regular de ensino. Qual das seguintes ações NÃO está
prevista na Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008?
a) Garantir o acesso ao currículo em condições de
igualdade, modificando o ambiente e os recursos
pedagógicos para atender às necessidades específicas
dos alunos.
b) Assegurar o treinamento específico para todos os
professores da rede regular de ensino em práticas de
educação especial.
c) Promover a transição para a vida adulta e a inclusão no
mercado de trabalho, por meio de parcerias com
organizações não governamentais e o setor privado.
d) Implementar salas de recursos multifuncionais, que
devem oferecer atendimento educacional especializado
complementar e suplementar.
e) Instituir classes especiais ou segregadas dentro das
escolas regulares para estudantes com deficiências que
demandem atenção individualizada intensiva.