A Inteligência Emocional (IE) é listada pelo World
Economic Forum como uma competência vital para prosperar na Indústria 4.0, caracterizada como a era da informação, da tecnologia e das equipes de trabalho especializadas.
Em relação ao papel da IE na gestão, NÃO se pode associá-la
✂️ a) a um apelo intuitivo, pois a intuição sugere que as
pessoas que conseguem detectar as emoções das
outras, controlar as suas próprias e lidar bem com as
interações sociais têm uma vantagem no mundo dos
negócios. ✂️ b) ao desempenho, pois evidências empíricas sugerem
que, de um modo geral, quanto maior a IE de uma
pessoa, melhor o seu desempenho no trabalho. ✂️ c) à mensuração e ao mapeamento de alta validade,
pois as avaliações de IE foram submetidas a estudos
rigorosos que evidenciaram a parte cognitiva da inteligência e a sua avaliação através do Quociente de
Inteligência (QI). ✂️ d) à dimensão do conhecimento das próprias emoções,
pois a autoconsciência e a capacidade de controlar as
sensações são cruciais para a introspeção psicológica
e para o autoconhecimento. ✂️ e) à dimensão da automotivação, pois mobilizar as emoções ao serviço de um objetivo é essencial para concentrar a atenção para o autocontrole, para a competência e para a criatividade.