Desde o século XVIII, a concepção de criança vem sendo modificada lentamente. Em documentos legais atuais no nosso país, a
criança é considerada como um ser sócio-histórico e de direitos. No que concerne à concepção de criança na interface com a
educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, nº 9.394/1996), que dispõe sobre a educação brasileira, também
veio reafirmar o que preconiza a Constituição Federal com relação aos direitos básicos da criança e o seu atendimento.
(Alves; Ribeiro, 2021, p. 131.)
Em relação à concepção de criança e infância, assinale a afirmativa correta.
✂️ a) Para conceituar e significar crianças e infâncias é necessário contextualizar a época, as referências, incluindo a classe social,
a etnia e a raça. ✂️ b) A criança precisa aprender a cultura universal, que a insere na sociedade e a ensina a ser sujeito de acordo com as
aprendizagens da escola. ✂️ c) A psicologia, que se aproxima da educação na segunda metade do século XX, mostra que há fases da infância independentes
do contexto cultural, social e econômico. ✂️ d) Quando nos referimos à infância, falamos de uma única, com suas características e jeitos próprios de ser e de estar na
sociedade sendo suficiente uma definição a partir da idade biológica.