De acordo com Luckesi (2011), a avaliação visa acolher e respeitar os saberes e
culturas dos estudantes, divergindo profundamente da prática classificatória vigente em muitas
instituições. Considerando essa divergência, como a abordagem de Luckesi pode transformar as
relações pedagógicas e o papel do professor no processo de avaliação?
✂️ a) Ao se concentrar na atribuição de notas e na aplicação de provas, a abordagem de Luckesi reforça
a função do professor como mediador neutro, que promove o controle dos alunos por meio de
critérios padronizados de desempenho. ✂️ b) A avaliação proposta por Luckesi promove um ambiente educacional em que o professor abandona
a função de orientador e passa a desempenhar exclusivamente o papel de avaliador, tornando-se
um observador passivo do progresso dos alunos. ✂️ c) A avaliação dialógica proposta por Luckesi sugere que o professor deve assumir um papel ativo na
promoção de práticas avaliativas contínuas e formativas, que valorizam o desenvolvimento integral
do aluno e suas relações com o mundo social e cultural. ✂️ d) A perspectiva de Luckesi subestima a importância da avaliação quantitativa e se concentra
exclusivamente em práticas subjetivas e informais, o que dificulta a análise precisa do desempenho
acadêmico dos estudantes. ✂️ e) A proposta de Luckesi ignora as particularidades e as culturas dos estudantes, priorizando
exclusivamente a adequação dos alunos às normas institucionais de avaliação, sem considerar suas
trajetórias pessoais e acadêmicas.