Na sociedade contemporânea, as tendências pedagógicas coexistem e se manifestam nas práticas educativas de maneira ampla
e diversa. Esse cenário não somente é reflexo da pluralidade de visões sobre o papel da educação e os métodos mais eficazes
para promover a aprendizagem, mas também é resultado da cristalização de paradigmas de certa forma ultrapassados. Assim,
as práticas educacionais atuais são marcadas por um mosaico de influências que moldam o ambiente escolar e as experiências
de ensino, buscando responder às complexidades do mundo atual. Dizemos que nas práticas educacionais, com bases na
concepção tradicional:
a) O papel da escola centra-se em compreender os problemas psicológicos no intuito de ser formadora de atitudes, não
havendo preocupações com problemas pedagógicos sociais.
b) A ideia central na preparação do aluno é direcionada a uma atuação na sociedade com base em um ensino particionado e
completamente interdependente entre as disciplinas sem conexão.
c) A escola acentua a cultura como forma para o desenvolvimento individual, e a educação é um processo interno, ou seja,
supre a necessidade do indivíduo e propõe um aprendizado que dá valor à autoeducação.
d) À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se num processo ativo de construção e reconstrução do
objeto, numa interação entre as estruturas cognitivas do indivíduo e as estruturas do ambiente.