De acordo com Libâneo, “embora as escolas não
sejam iguais e não seja possível estabelecer
regras e procedimentos organizacionais de
validade geral, as pesquisas contribuem para a
indicação de características organizacionais que
podem ser úteis para a compreensão do
funcionamento delas, considerados os contextos
e as situações escolares específicas”. Algumas
dessas características foram propostas abaixo.
No entanto, uma alternativa foi elaborada de
forma incorreta, assinale-a:
a) Estrutura organizacional e boa organização
do processo de ensino-aprendizagem, que
consigam motivar a maioria dos alunos a
aprender.
b) Papel significativo da direção e da
coordenação pedagógica, que articulem o
trabalho conjunto de todos os professores e os
ajudem a ter bom desempenho em suas aulas.
c) Disponibilidade de condições físicas e
materiais, de recursos didáticos, de biblioteca e
outros, que propiciem aos alunos oportunidades
concretas para aprender.
d) Estrutura curricular e modalidades de
organização do currículo com conteúdos bem
selecionados, assim como critérios adequados de
distribuição de alunos por sala.
e) Disponibilidade da equipe para aceitar
inovações, observando o critério de mudar sem
considerar a identidade da instituição.