Conforme argumenta Libâneo (2002), na escola produzem-se saberes científicos ou não, sistematizados ou não, conduzidos
por professores e alunos. No entanto, os resultados de pesquisas têm mostrado que, em geral, crianças e jovens concluem
suas etapas escolares sem demonstrarem grandes avanços da qualidade da aprendizagem escolar, esta que é tão almejada
pela sociedade. Considerando esse contexto, analise as asserções a seguir.
I. Para Libâneo (2002, p. 13 ), “a precariedade da formação profissional dos professores está implicada nos baixos resultados da
aprendizagem escolar”. Deficiências de formação inicial, insuficiência na formação continuada, atreladas a um contexto de
diversos fatos à realidade que atinge a escola hoje resultaram, como aponta Libâneo “em um grande contingente de
professores mal preparados para as exigências mínimas da profissão (domínio dos conteúdos, sólida cultura geral, domínio
dos procedimentos de docência, bom senso pedagógico)”.
II. A responsabilidade por esses problemas da educação brasileira não é exclusiva do professor. Sabe-se que esses problemas
existem, mas por detrás do declínio da qualidade de aprendizagem escolar, há outros fatores relevantes. Dentre eles, políticas
educacionais mal desenvolvidas, baixa remuneração dos professores, insuficiência de infraestrutura das escolas e, sobretudo,
de condições mínimas de trabalho do professor e demais profissionais da escola. Além disso, a falta de coordenação adequada
e acompanhamento pedagógico dos trabalhos realizados na escola contribuem para agravar esta conjuntura
Está correto o que se afirma em
✂️ a) A asserção I é uma proposição falsa; a II, verdadeira. ✂️ b) A asserção I é uma proposição verdadeira; a II, falsa. ✂️ c) As asserções I e II são proposições verdadeiras; a II é um complemento da I. ✂️ d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um complemento da I.