Libâneo (1994, p. 222 ) afirma que: “[...] a ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para
controle administrativo, é, antes, a atividade consciente da previsão das ações político-pedagógicas, e tendo como referência
permanente às situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural), que envolve a escola,
os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que integram o processo de ensino”. Considerando os tipos e os níveis de
planejamento da educação, sendo um deles o planejamento curricular, trata-se da sua função:
✂️ a) Relacionar o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do país,
em geral, e de cada comunidade, em particular. ✂️ b) Alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los; conciliando e
aperfeiçoando a eficiência interna e externa do sistema. ✂️ c) Orientar o trabalho do professor na prática pedagógica da sala de aula, planejando o desenvolvimento das práticas pedagógicas
concretas e prevendo as condições do ensino no contexto escolar ou fora dele. ✂️ d) Estabelecer as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos fatores que influem diretamente sobre a eficiência do
sistema educacional (estrutura,administração, financiamento, pessoal, conteúdo, procedimentos e instrumentos).