“Sabemos que discutir a respeito da utilização das
Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação
no ensino de História não chega a ser uma novidade.
A novidade talvez esteja nos recursos e ferramentas
que têm, com cada vez maior profusão e velocidade,
se revelado bastante prolíficos para o ensino de
História, exigindo constante atenção. Como nas
demais áreas constituintes do currículo escolar, o
campo da História tem sido objeto de estudos que
procuram defender a utilização dos recursos
tecnológicos como importante meio na busca de uma
melhor realização do processo de ensino-aprendizagem”.
Silva, Max Rodolfo Roque da. Ensino de História e novas
tecnologias: desafios e perspectivas . Universidade
Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.
Disponível em:
https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/art
icle/view/10099/8667 . Acesso em: 24 nov. 2024. No que concerne a utilização das novas tecnologias no
ensino de História no Brasil, observa-se que:
✂️ a) Substituem os métodos tradicionais, permitindo
um ensino mais acessível e conectado ao cotidiano
dos alunos. ✂️ b) Apresentam certas limitações, pois o acesso às
tecnologias digitais ainda é desigual, em especial nas
escolas públicas e nas regiões mais pobres. ✂️ c) São suficientes para assegurar o pleno
desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem nas atividades escolares. ✂️ d) Tornam irrelevante o papel do professor como
mediador do conhecimento histórico, pois sua
utilização dispensa qualquer orientação. ✂️ e) Promovem a desvalorização total do ensino
presencial, uma vez que está comprovada a maior
eficácia e eficiência do ensino remoto.