O século XXI requer novas competências, das quais antes não tínhamos a cobrança. Contudo, já estamos no século XXI há quase
duas décadas e ainda estamos com os pés fixados em ações e práticas docentes que não condizem com o público que recebemos
em nossas escolas, “é puro treino, é pura transferência de conteúdo, é quase adestramento, é puro exercício de adaptação ao
mundo”.
(Freire, 2000, p. 101.)
Para melhor compreender as metodologias ativas, far-se-á uma analogia com um provérbio chinês dito pelo filósofo Confúcio:
“O que eu ouço, eu esqueço; o que eu vejo, eu lembro; o que eu faço, eu compreendo”.
(Barbosa; Moura, 2013, p. 54.)
Mediante a busca de formar profissionais que tenham as competências fundamentais para viverem e produzirem no século
XXI e, ainda, considerando as metodologias ativas da aprendizagem, é INCORRETO afirmar que:
a) A educação centrada no aluno usa conhecimentos prévios e atuais, pois o aprendizado se dá a partir de problemas e
situações reais.
b) A metodologia tradicional realiza a transmissão do conhecimento unidirecional, contribuindo para mobilizar as
competências desejadas.
c) O professor busca metodologias de aprendizagens centradas nos estudantes que os envolvem em projetos, pesquisas,
reflexões, análises constantes e correções das suas ações.
d) A metodologia ativa busca despertar a curiosidade, projetando no sujeito aprendente a capacidade de se colocar como
agente que desenvolve o protagonismo na conquista da própria aprendizagem.