O resultado do Programa Internacional de
Avaliação de Alunos (PISA) mostra que a média de
proficiência dos jovens brasileiros em letramento e
em leitura, no ano de 2018, foi de 413 pontos; sendo
assim, o Brasil está 74 pontos abaixo da média.
Tratando-se de Matemática, a proficiência foi de 384
pontos – 108 pontos abaixo da média. Esse estudo
ressalta que apenas 0,2% dos 10.961 alunos
avaliados atingiram o nível máximo em leitura no
país, que 0,1% apresentou nível máximo de
proficiência em Matemática e 68,1% dos estudantes
estão no pior nível de proficiência em Matemática;
portanto, não possuem o mínimo para a cidadania
(Brasil, 2018). Esses resultados vêm mostrando que
a educação brasileira precisa de reestruturação e de
mais investimento nas escolas e nos cursos de
formação inicial e continuada dos professores.
BRASIL. Pisa 2000. Relatório Nacional. Brasília: Inep/MEC, 2018.
Os transtornos que comumente afetam a leitura e a
escrita dos estudantes na realidade brasileira são:
a) Transtornos de depressão e ansiedade
generalizada.
b) Dislexia, dislalia e a disortografia.
c) Transtorno de ansiedade generalizada e TOD.
d) Transtorno obsessivo-compulsivo e dislexia.
e) Depressão maior e disortografia.