O ensino da Língua Portuguesa como Segunda
Língua (L2) para surdos, é uma área importante da
educação inclusiva. Segundo Brochado (2003), a
criança surda passa por estágios de interlíngua no seu
desenvolvimento da escrita em Português. De acordo
com o autor, assinale a alternativa correta que
apresenta as características do estágio Interlíngua 3:
✂️ a) Neste estágio constatamos na escrita de alguns
alunos uma intensa mescla das duas línguas, em que
se observa o emprego de estruturas linguísticas da
língua de sinais brasileira e o uso indiscriminado de
elementos da língua portuguesa, na tentativa de
apropriar-se da língua alvo. ✂️ b) Neste estágio observamos o emprego
predominante de estratégias de transferência da
língua de sinais (L1) para a escrita da língua
portuguesa (L2). ✂️ c) Neste estágio há o predomínio de construções
frasais sintéticas e a estrutura gramatical de frase é
muito semelhante à língua de sinais brasileira (L1),
apresentando poucas características do português
(L2). ✂️ d) Neste estágio, os alunos demonstram na sua
escrita o emprego predominante da gramática da
língua portuguesa em todos os níveis, principalmente,
no sintático. Definindo-se pelo aparecimento de um
número maior de frases na ordem SVO e de
estruturas complexas. ✂️ e) Neste estágio a estrutura da frase ora se apresenta
com características da língua de sinais brasileira, ora
com características gramaticais da frase do português.
Apresentam frases e palavras justapostas confusas,
não resultam em efeito de sentido comunicativo.