Fernanda, supervisora pedagógica em uma escola de
ensino fundamental, está liderando uma formação
continuada para os professores. O foco é apresentar ediscutir o conceito de competências conforme definido na
Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para garantir que os professores compreendam
profundamente o conceito de competências na BNCC e
saibam como integrá-lo às práticas pedagógicas diárias,
Fernanda deve apresentar a seguinte informação:
✂️ a) Na BNCC, competência refere-se à aplicação de
conhecimentos (conceitos e procedimentos),
habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais)
para promover atitudes relacionados às ações e às
relações estabelecidas de forma inter-relacionada
com experiências e vivências de responsabilidade,
solidariedade e respeito. ✂️ b) Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC),
competência envolve a aplicação de conhecimentos
(conceitos e procedimentos) e habilidades (práticas,
cognitivas e socioemocionais) para fomentar atitudes
ligadas às ações e relações, interligando-se com
experiências que promovem responsabilidade,
solidariedade e respeito. ✂️ c) Na BNCC, a competência é caracterizada como a
aplicação de conhecimentos (conceitos e
procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e
socioemocionais), e atitudes para garantir dos
direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do
respeito à ordem democrática. ✂️ d) Na BNCC, competência é definida como a
mobilização de conhecimentos (conceitos e
procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e
socioemocionais), atitudes e valores para resolver
demandas complexas da vida cotidiana, do pleno
exercício da cidadania e do mundo do trabalho. ✂️ e) Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a
competência é definida como a utilização de
conhecimentos (conceitos e procedimentos),
habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais)
e atitudes para a valorização da sensibilidade, da
criatividade, da ludicidade e da diversidade de
manifestações artísticas e culturais.