Na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos
estruturantes as interações e a brincadeira. A organização curricular da Educação Infantil na BNCC
está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos
de aprendizagem e desenvolvimento. O campo de experiência “Traços, sons, cores e formas ”,
está relacionado a:
✂️ a) Desde o nascimento, as crianças participam de situações comunicativas cotidianas com as
pessoas com as quais interagem. As primeiras formas de interação do bebê são os movimentos do
seu corpo, o olhar, a postura corporal, o sorriso, o choro e outros recursos vocais, que ganham
sentido com a interpretação do outro. ✂️ b) Desde muito pequenas, as crianças procuram se situar em diversos espaços (rua, bairro, cidade
etc.) e tempos (dia e noite; hoje, ontem e amanhã etc.). Demonstram também curiosidade sobre o
mundo físico (seu próprio corpo, os fenômenos atmosféricos, os animais, as plantas, as
transformações da natureza, os diferentes tipos de materiais e as possibilidades de sua manipulação
etc.) e o mundo sociocultural (as relações de parentesco e sociais entre as pessoas que conhece; ✂️ c) Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no
cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas,
vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem,
colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. ✂️ d) É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de
agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com
outros pontos de vista.