Segundo as Diretrizes específicas para o Atendimento de estudantes com Altas Habilidades ou
Superdotação, Anexo 1, quando discorre sobre o AEE para crianças da educação infantil, : “nos
casos de expertise, prodígio e desempenho de alguma área em níveis muito superiores, programas
de enriquecimento e de mentoria devem ser considerados”, sendo incorreto afirmar que:
✂️ a) A avaliação da equipe escolar, em parceria com a equipe de sala de recursos, se constitui como
rede de apoio do estudante; ✂️ b) As estratégias educacionais constituídas devem promover o maior desenvolvimento possível da
criança, considerando suas necessidades, características e temporalidade de percurso escolar, a
serem compartilhadas com a família e registradas em seus documentos escolares pessoais; ✂️ c) A oferta de atividades nessa faixa de desenvolvimento não deve promover a exploração nas
áreas cognitivas, psicomotoras, de linguagem e outras indicadas nos instrumentos de sondagem,mas sim possibilitar a observação do ritmo, satisfação, envolvimento e persistência de
comportamentos em níveis superiores de desempenho. ✂️ d) Aspectos do desenvolvimento geral e a existência de assincronismos ou especificidades devem
ser observados e assistidos em conjunto com outros profissionais e/ou em parcerias, como os
programas de acompanhamento do desenvolvimento biopsicossocial.