Uma Educação Física escolar numa perspectiva da educação para o lazer pode transformar a realidade dos alunos, desenvolvendo, a autonomia, a criatividade e a criticidade nos sujeitos. Com o propósito de desenvolver a emancipação do ser humano,
uma educação para o lazer, pelo aspecto prazeroso que lhe é inerente, pode se apresentar como rica possibilidade de prática
pedagógica na escola. Assim, uma educação para o lazer visa a emancipação humana, o pensamento crítico do contexto social
pelo sujeito, evitando-se a exploração entre as pessoas tornando-as independentes e promovendo a solidariedade, a compreensão e o respeito entre os seres humanos. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
✂️ a) O estudo da Educação Física como meio da educação para o lazer é resultante de uma pesquisa quantitativa. ✂️ b) As aulas de Educação Física alinhadas à educação para o lazer podem contribuir para uma educação escolar que prioriza a
produção cultural com o intuito de transformar a realidade social. Assim, constituem-se em ações que poderão viabilizar a
transformação dos alunos, com propósito de desenvolverem a autonomia, a criticidade e a criatividade em articulação com
os saberes locais e regionais. ✂️ c) Na busca de se incentivar a perspectiva do lazer, a Educação Física deve evidenciar por um ambiente em que se constrói
conhecimento a partir de relações sociais, evitando qualquer tipo de inclusão, com o intuito do desenvolvimento de práticas educativas com relevância no processo de aprendizagem e na formação humana, em uma dimensão sociocultural. ✂️ d) A função estética no processo educativo para o lazer é constituída pela autonomia dos sujeitos e grupos no lazer, com
liberdade e responsabilidade. Nesse sentido, o processo educativo estimula o desenvolvimento de atitudes e valores como
tolerância, justiça, cooperação, solidariedade, respeito mútuo, confiança e outros. Já na função ética alicerça-se no desenvolvimento da sensibilidade, autoconhecimento, reconhecimento e valorização da diversidade cultural.