As lutas são manifestações da cultura corporal e têm sido praticadas há milhares de anos com suas origens no Oriente. Ao
longo dos anos, as lutas que eram tipicamente a arte do combate, sofreram modificações e atualmente podem ter objetivos
competitivos, para a autodefesa, recreacional, desenvolvimento motor e melhorar a aptidão física de seus praticantes. Com
relação à metodologia do ensino de lutas na escola é correto afirmar que:
✂️ a) As lutas podem ser ferramentas efetivas para aumentar a força muscular, equilíbrio, flexibilidade, mas não desenvolvem a
função cognitiva, a autoestima, o respeito próprio e a autoconsciência ✂️ b) Apesar das contribuições das modalidades de lutas aos seus praticantes, os professores que trabalham no ambiente escolar, principalmente com aulas de educação física, apresentam dificuldades em trabalhar os conteúdos das lutas nas suas
aulas. As dificuldades encontradas pelos professores são a falta de domínio dos conteúdos e a pouca experiência prática
com as modalidades de lutas. ✂️ c) Seguindo a linha cultural, as metodologias e as estratégias pedagógicas de ensino das lutas devem seguir o contexto não
formal através de práticas pedagógicas tradicionais, com ênfase nas técnicas, onde o professor é o centro, numa relação
verticalizada entre professor e aluno, descontextualizada da realidade. ✂️ d) Os jogos de oposição podem ser utilizados como estratégias para o ensino e aprendizagem das lutas e se referem às
atividades de oposição corporal individual ou coletiva em que a prioridade é a perda ou o ganho no jogo.