Uma professora da segunda fase do ensino fundamental de
uma escola pública planejou no início do ano letivo as ações
a serem realizadas em cada um dos três trimestres de
trabalho escolar. Ela deu especial atenção à avaliação do
processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, além de ter
lido e buscado conhecer mais a respeito, a professora tentou
implementar mudanças introduzindo o portfólio entre os
instrumentos de avaliação a serem utilizados. É uma
mudança importante, visto que o uso do portfólio
✂️ a) promove o retorno de uma concepção tradicional da
educação na qual o professor ocupa a posição central e
diretiva do processo de ensino-aprendizagem, bem
como compreende um instrumento incapaz de captar o
desenvolvimento processual dos alunos. ✂️ b) estabelece que haverá apenas avaliações descritivas,
sem notas, e que, por isso, termina por prejudicar o
acompanhamento do aprendizado dos alunos,
configurando instrumento inadequado para escolas de
ensino fundamental. ✂️ c) favorece maior controle do docente sobre seus alunos
e, por conseguinte, compreende um instrumento de
avaliação típico do modelo tradicional de ensino que
conduz um processo pedagógico em desacordo com
uma escola democrática. ✂️ d) possibilita conhecer processualmente o desenvolvimento
do ensino e da aprendizagem, pois permite a circulação
permanente de informações entre o aluno e o professor,
favorecendo uma avaliação do tipo formativa.